quarta-feira, 23 de março de 2011

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A CRIANÇA E A MATEMÁTICA
      As crianças, desde bem pequenas, pensam sobre o mundo que as cerca e procuram compreendê-lo. Um trabalho intencional com as áreas de conhecimentos matemática é parte integrante no seu cotidiano, contribui para que as crianças elaborem e sistematizem conhecimentos. No entanto, é importante considerar que a educação infantil engloba o período de zero a 6 anos, portanto é necessário se ter em conta as características próprias das crianças de cada faixa etária, suas necessidades, prioridades e sua forma de conhecer o mundo. Para o RCNEI (1998, p. 207), o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. Esses problemas vão desde classificação e seriação, que nessa faixa etária pode ser feita com objetos da realidade da criança, como figurinhas, como localizar-se no espaço e no tempo de maneira adequada.  Esses conceitos são desenvolvidos e internalizados no indivíduo justamente nessa primeira fase da vida escolar.


REFERÊNCIAS



3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog pedagogos vocês estão em ótimos caminhos gostaria que colocasse uma forma de trabalhar matemática reciclando se for possível eu amo matemática mas não sou bom de reciclagem em arte.

    ResponderExcluir
  2. Sua breve explanação sobre o processo matemático na aprendizagem foi muito bom Elinalva, desejo agora que você poste um exemplo de atividade ou atividades que comprovem tal colocação. Parabéns.
    Juliana Gomes ( Tutora)

    ResponderExcluir
  3. Ola Juliana a atividade pode esta presente na matemática do dia a dia em muitas das atividades realizadas pelas crianças, por exemplo, dividir porções de lanche; distribuir materiais entre os colegas; brincar com formas geométricas, dividir espaço coletivo em diversas brincadeiras etc.

    ResponderExcluir