segunda-feira, 21 de março de 2011

ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        
     As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta fase da infância! O ensino de Arte aborda uma série de significações, A criança na educação infantil se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento. Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem. Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.

Referências bibliográficas
VECHI, Vea. O Papel do Atelierista. IN: EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
PILLOTTO, Silvia S.D. A trajetória histórica das abordagens do ensino e aprendizagem da arte no contexto atual. Revista Univille, V.5, n.1, abr, 2000.
GANDINI. Lella & EDWARDS, Carolyn. Bambini: a abordagem Italiana à educação infantil. Trad. Daniel Etcheverry Burguño. Porto Alegre: ArtMed, 2002.


9 comentários:

  1. Arte é fundamental na educação infantil, para que haja uma comunicação desenvolvida, trabalhada, estimulada, aprimorada e praticada com constância para que a criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Elinalva a arte é de grande impotancia no desenvolvimento da criança,desde do seu nascimento atraves da música e desenhos coloridos de hitórias contadas.

    ResponderExcluir
  3. Elinalva, parabéns pela sua pesquisa, você soube organizar bem os recortes dos textos. Gostaria que colocasse seus pontos de vista diante do que foi postado e por gentileza acrescente os referenciais da pesquisa. Grata, Juliana Gomes (tutora). Você tem potencial.

    ResponderExcluir
  4. A arte na infância é muito importante por que é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. É nesta fase, durante a educação infantil, que elas terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, cabendo ao professor valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de elas explorarem, pesquisarem e criarem novas coisas nesta fazes eles sonha acorda e não tem medo criar, portanto professores aproveitem essa fases de seus alunos e não der modelo pronto os deixe eles criarem para aprimorar o conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. A arte na educação infantil é uma contribuição fundamental como subsídio para as ações dos educadores atuantes na educação infantil. Entretanto, vale ressaltar que poucos priorizavam o conhecimento, centrando-se apenas nas questões emocionais, afetivas e psicológicas e nas etapas evolutivas da criança. Com relação à arte na educação, cada criança já traz com sigo uma bagagem para ser explorado na sala de aula.
    não é o que voceis acham?

    ResponderExcluir
  6. Em meu ponto de vista a arte é importante na educação infantil para que haja uma comunicação desenvolvida, trabalhada, e estimulada em cada criança através de pinturas coloridas histórias contadas com gravuras e musicas é nesta fase, durante a educação infantil, que elas terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, cabendo ao professor valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem consigo para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de explorarem e construírem sua própria arte para aprimorar cada vez mais seus conhecimentos.
    23 de março de 2011 13:26

    ResponderExcluir
  7. olá realmente esses recortes,mostram,agrande importancia arte na educação infantil,e com é de valor trabalhar com cores,musicas,fantoches,ou seja com objetos que atraia a atenção da criança.

    ResponderExcluir
  8. Trindade turma 1 Sem duvidas a arte e de fundamental importancia na infancia,pois ela mostra um mundo de cores,fantasias e imaginacoes,onde ela viaja no mundo imaginario ,estimulando seu conhecimento e criatividade.ELIANE SILVA TURMA 1

    ResponderExcluir
  9. Muito bem colocado Elinalva,pois a arte de criar estnimula e valoriza a criatividade da crianca,tornando-a capaz de se expressar,atraves de desenhos,cores e formas.Eliane Silva.

    ResponderExcluir